11/25/2014

DELSON GONÇALVES FERREIRA (1928-2014)


Delson Gonçalves Ferreira é filho de Cataguases embora tenha nascido em Miraí e sempre fizesse questão de afirmá-lo. Acontece que, além da proximidade e das muitas similaridades, a cidade de Miraí já fez parte do nosso município. Portanto, podemos dividir o orgulho – e ele, naturalmente, sobra para as duas cidades.

Delson tinha índole de pesquisador e desde cedo destacou-se como escritor e professor de colégios, cursos pré-vestibulares e da Universidade Federal de Minas Gerais, onde se aposentou.
Notabilizou-se também pela publicação de livros não só na área do ensino literário como também de crítica e pesquisa.

Suas obras centrais são Ascânio Lopes - vida e poesia, editado nos anos 60, em que faz excelente levantamento da vida/obra de Ascânio Lopes, e que tem sido muito importante no conhecimento e na divulgação do poeta mineiro, e O Aleijadinho, em que levanta minuciosamente todos os elementos biográficos e artísticos que marcaram a presença deste gênio da arte em Minas Gerais.

Soube por seu irmão Dalton de sua morte em Belo Horizonte. Lamento muito, principalmente pela amizade e admiração que tinha por ele. E destaco sua grande contribuição como professor e ensaísta para a cultura cataguasense, mineira e brasileira.

5 comentários:

Anônimo disse...

Fui aluno do Professor Delson, de quem tenho muito boas lembranças e ensinamentos, no Colégio Universitário da UFMG em 1967. E hoje ganhei um de seus livros, que com certeza vai me ensinar mais um pouco.
Marcio Rodrigues

Anônimo disse...

Olá, eu sou Thais Ferreira Fonseca, primeira neta de Delson haha
e fico feliz pelo carinho!
Obrigada

Anônimo disse...

Grande mestre. Foi neu professor e a ele devo meu entusiasmo pela leitura. Quando fazia curso de História a ele consultava em meus trabalhos. Tive o prazer de ir a sua casa para entregar lhe um livro de meu avô psrs ele importante em sua bibliografia.

Joaquim Branco disse...

Grato pelos comentários.
Thais, prazer em conhecê-la. Eu fui um grande amigo do Delson. E admirador.

Unknown disse...

Fui seu aluno, guardo otimas recordacoes, pessoa impar.