11/25/2014

DELSON GONÇALVES FERREIRA (1928-2014)


Delson Gonçalves Ferreira é filho de Cataguases embora tenha nascido em Miraí e sempre fizesse questão de afirmá-lo. Acontece que, além da proximidade e das muitas similaridades, a cidade de Miraí já fez parte do nosso município. Portanto, podemos dividir o orgulho – e ele, naturalmente, sobra para as duas cidades.

Delson tinha índole de pesquisador e desde cedo destacou-se como escritor e professor de colégios, cursos pré-vestibulares e da Universidade Federal de Minas Gerais, onde se aposentou.
Notabilizou-se também pela publicação de livros não só na área do ensino literário como também de crítica e pesquisa.

Suas obras centrais são Ascânio Lopes - vida e poesia, editado nos anos 60, em que faz excelente levantamento da vida/obra de Ascânio Lopes, e que tem sido muito importante no conhecimento e na divulgação do poeta mineiro, e O Aleijadinho, em que levanta minuciosamente todos os elementos biográficos e artísticos que marcaram a presença deste gênio da arte em Minas Gerais.

Soube por seu irmão Dalton de sua morte em Belo Horizonte. Lamento muito, principalmente pela amizade e admiração que tinha por ele. E destaco sua grande contribuição como professor e ensaísta para a cultura cataguasense, mineira e brasileira.

6 comentários:

Anônimo disse...

Fui aluno do Professor Delson, de quem tenho muito boas lembranças e ensinamentos, no Colégio Universitário da UFMG em 1967. E hoje ganhei um de seus livros, que com certeza vai me ensinar mais um pouco.
Marcio Rodrigues

Anônimo disse...

Olá, eu sou Thais Ferreira Fonseca, primeira neta de Delson haha
e fico feliz pelo carinho!
Obrigada

Anônimo disse...

Grande mestre. Foi neu professor e a ele devo meu entusiasmo pela leitura. Quando fazia curso de História a ele consultava em meus trabalhos. Tive o prazer de ir a sua casa para entregar lhe um livro de meu avô psrs ele importante em sua bibliografia.

Joaquim Branco disse...

Grato pelos comentários.
Thais, prazer em conhecê-la. Eu fui um grande amigo do Delson. E admirador.

Unknown disse...

Fui seu aluno, guardo otimas recordacoes, pessoa impar.

Anônimo disse...

Fui aluno do Professor Delson no terceiro ano cientifico no Colégio Santo Agostinho em Belo Horizonte. Depois de formado, tive a oportunidade de reencontrá-lo no MInas Tênis Clube. Morávamos bem perto do clube. Sempre conersávamos sobre coisas da língua poprtuguesa. Prof. Delson era admirador e estudioso da vida deDrummond. Um certo dia me mostrou uma carta que recebera do poeta.Gostava de conversar com ele sobre as cartas chilenas. Foi o responsável pela minha opção de docência em língua portuguesa, ele foi o culpado! Grande figura, saudades de uma época diferenciada.