12/16/2024

P. J. RIBEIRO (Pedro José Branco Ribeiro)

 

CRONOLOGIA DA CRIAÇÃO

 

Joaquim Branco




 

Geralmente, a cronologia numa obra de arte mostra a evolução do trabalho do autor em seus estágios progressivos.

Numa sequência de poemas, a existência de datas ainda melhor determina a direção, o faro e a meta a que ele se propõe. Assim acontece com P. J. Ribeiro que reuniu suas produções em “Abstrações de um Tigre” (Edição do autor, capa Fernando Abritta, 1976), dividindo-o em períodos.

O livro começa com poemas discursivos e semilineares, compondo o que o autor chama de “Cantares-Pilares” (1962/6). Aí está a matriz poética e a direção de uma rota:

“O homem talha a sua palma

a sua calma

a sua alma.” (p. 19)

Ou nesse unhappy-end de “Falta de Liberdade”:

“[...] Mas se um dia calasse

pedia à dama da noite

que me amordaçasse

de açoite e tédio.” (p. 10)

Um verso-frase situa o poeta no terreno das ideias:

“Não enxergo o bem, nem o mal.

Também não preciso.” (p. 11)

Nesse primeiro tempo, o tigre rosna, mostra as garras e solta um verbo às vezes gran-diloquente, às vezes tímido. O poeta em seus exercícios apura um método de composição para se cristalizar mais tarde em outras paragens. O Boi transfigurado, dos pastos e das mesas de Minas, na paisagem e na atmosfera interior:

“Os filhos do homem achavam bonito: um boi

no pasto

comendo capim.

Mas não sabiam que o boi

tem filosofia e vida.” (p. 13)

Os pilares do trabalho são ora a construção sarcástica, clara e livre, ora o riso indireto do mineiro, conspirando em silêncio, ora o homem preso à terra, à natureza, e o cunho participante aliado ao veio popular, muito bem explorado.

Na segunda parte, encontramos o aprofundamento de uma técnica e o desdobramen-to dos temas do início, deixando ver momentos super-rápidos, em concreções fulminantes. Abrem-se direções, e são tantas que o leitor precisa parar para se orientar. Leem-se pequenos achados, pedras de toque, como essa:

“minas trabalha em silêncio:

MINASMORE.” (p. 39)

A brisa mineira da frase, chavão, seguida da colagem minasmore, como urna dobradiça de palavras de línguas diferentes, levando intencionalmente a uma arrastada e irônica oralidade, subentendida numa terceira palavra reveladora. 

“Paisagem em Cartões” (1967/68), o segundo estágio: cartões de visita cheios de comparações, enigmas, indo do patético à irritação com certos temas que perturbam a intimidade do poeta. De “O Boi” à “Conquista-Espaço”, o vocábulo é temperado, escolhido e filtrado para um fim útil e rápido que o impulsiona para dentro do poema, como agora, quando a palavra “dia” é montada para plataforma de três outras em identidades fônicas que são mais que simples rimas tradicionais:

“dia-tarde

dia-parte

dia-marte” (p. 38)

P. J. Ribeiro constrói sua terceira fase com poemas-processo sob o título geral de “A miséria do poema” (1968/76). Miséria que vem da realidade e se impregna ao poema como um esparadrapo a lembrar o que se vê a toda hora. Como no poema de conceito de W. Dias Pino: "Quem olha é responsável pelo que vê". E o poeta é o dono do olhar mais agudo e da consciência mais vigilante, como também das ferramentas mais sutis.   Ele aperfeiçoa no dia a dia a sua intuição, exigindo de si o melhor e mais aparelhado material de luta. Não se contenta, hoje, apenas com palavras para firmar um trabalho. O signo verbal é insuficiente, então ele recorre a outros: o seu esforço cria novos campos de pesquisa, onde o visual às vezes prepondera, mas o seu arsenal não tem limites. “Miséria do Poema” se ajusta ao visual com títulos que conduzem o leitor a pistas para um aproveitamento maior dos trabalhos: “Altar-ego”, “Pílula: antes e depois”, “Miséria”, “Abecedário”, “Cilada”, “A questão das S/A”, “Poluição”, “Água Mole em Pedra” etc.

P. J. Ribeiro, com suas “Abstrações de um Tigre” mostrou como se desenvolveram seus trabalhos, e armou ao mesmo tempo uma panorâmica quase didática da busca constante que faz da poesia essa coisa estranha e diferente para todos. Principalmente para o poeta.

 

(Jornal do Brasil – caderno Livro 20-03-1977)




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