9/29/2019

PARA LER POESIA



Márcio Almeida é daqueles poetas que volta e meia nos surpreendem, e favoravelmente. Amigo de longa data, participou comigo e outros das experiências das décadas de 1960/70 também como crítico atuante, garantindo presença em antologias, suplementos, publicações underground da época.
Fruto de muita leitura e de toda uma experiência poética, este seu novo lançamento situa-se entre aqueles que vão abrir novos caminhos, suscitar novas pesquisas e aí por diante.
Chegou-nos há pouco este livro intitulado “Vesânia”. Fiquei logo curioso e comecei a folhear, fazendo ao mesmo uma leitura em diagonal, para em seguida mergulhar naquelas páginas que logo me pareceram de águas profundas e agitadas.
De cara, nas orelhas, há grupo de 20 apontamentos prévios para a leitura do livro, que, longe de ser apenas um facilitador, antecipa o que virá. Inusitado, mas necessário, pois a densidade apresentada requer um leitor avisado, experiente e antenado.
O autor dividiu a obra em 5 partes, a saber: Ars poética, Intersemiose, Logopeia, Uma pessoa vê o evento: ela vê a si mesma e Fértil obscuridade.
Subverto a ordem e vou aonde quero. Ao primeiro texto “Signo viandante”, que funde num só poema conceitos de Haroldo de Campos, Michel Foucault e outros, e os articula. Ou ao último, “Diálogos imaginários da história real”, em que utiliza longo repertório de suas leituras críticas, frequentando autores das mais diversas linhas para penetrar na memória da literatura, do cinema, das mais variadas artes. Criadores se embaralham numa “blitzkrieg” cultural só possível para os grandes estudiosos/leitores atentos e bem informados.
Márcio ora invoca o abismo, as chacinas, ora o “struggle for life”, sempre em busca da melhor leitura, do melhor autor ou do personagem mais histórica ou politicamente importante, dos temas mais esdrúxulos, na crista da onda ou fora dela.
Assim, visita Kant, Cláudio Manuel da Costa, Josué de Castro, Becket, Nelly Sachs, Haroldo de Campos ou Paulo César Pinheiro, numa desenvoltura invejável de bom conhecedor do terreno por onde anda, aliás, voa em amadurecido, consciente e profundo ensaio de intelectual ligado ao mundo em que vive e que conhece bem.
O livro “Vezânia”, à primeira vista de leitura difícil, abre-se entretanto poeticamente em um mundo de apuradas “colllages” literárias para oferecer um texto único, resultado da contribuição milionária de inúmeros criadores pela criação de um único autor – o próprio Márcio Almeida.

28-10-2019


Nenhum comentário: