4/12/2014

VISITA À FAZENDA DO ROCHEDO -- Cataguases


No dia 28 de janeiro de 2014, eu, Sonia, Eugênia e Yasuhiro Inoue - a convite do representante da famíia Vieira de Rezende José Rezende Reis - fizemos uma visita ao solar da Fazenda do Rochedo, situada no Distrito da Glória, município de Cataguases MG. Foi uma manhã extremamente agradável e enriquecedora especialmente do ponto de vista histórico, pois trata-se de um solar do século XIX que vem sendo conservado através do tempo por descendentes da família Rezende. Isso nos propiciou, graças à gentileza de José Rezende e irmãos, conhecer muito do nosso passado histórico-cultural.Da minha parte, foi a segunda visita que fiz à bela fazenda. As fotos são de Eugênia Ribeiro e Yasuhiro Inoue.


5 comentários:

Anônimo disse...

Meu caro Quincas, essas fotos me fi zeram lembrar do tempo em que, por um longo período, meu pai foi arrendatário da Fazenda do Rochedo, à época em que D.Ofélia ainda era viva, e em quase todos os finais de semana íamos para lá desfrutar de toda essa beleza documentada por você.
Abraços
Eduardo Caetano

Joaquim Branco disse...

Oi, Eduardo, não sabia da sua ligação tão próxima com o Rochedo. Realmente é uma maravilha do século XIX aquele solar. Gostei demais da visita que fizemos. Grande abraço, JB

marilia resende disse...

Como bisneta do coronel Vieira e sobrinha neta da Ophélia também preciso prestar um pouco mais de atenção à nossa história pois me escapou esta parte em que o pai do Eduardo foi arrendatário do Rochedo.

Rochedo é para todos nós, netos da Odette, uma parte muito importante de nossas vidas em família. Saudades de lá e parabenizo o primo Zezinho pelo excelente trabalho de manutenção do casarão.

Marília Resende

Anônimo disse...

Eu sou Vieira de Rezende, meu pai José Vieira de Rezende em homenagem ao seu bisavô que também era José Vieira de Rezende fundador desta fazenda. Temos em nossa casa a árvore genealógica da família que é secular, conta toda história da família desde os primórdios até o meu avô, Pedro Vieira de Rezende.

Carlos H S Reis disse...

Também gostaria de me encontrar nesta história, talvez eu seja tataraneto, mas é com muito carinho que a tenho no coração, Solar... Carlos Soares Reis