1/26/2008

GUILHERMINO CÉSAR


Guilhermino César (1908-1993)

Participou do Movimento Verde nos anos 20, em Cataguases. Poeta, crítico, romancista e professor universitário. Autor de vários livros como Lira Coimbrã e Portulano de Lisboa, Cantos do canto chorado. Fez carreira como professor na UFRGS, em Porto Alegre, e, como professor visitante, fundou a cadeira de Literatura Brasileira na Universidade de Coimbra, em Portugal, onde esteve por 4 anos. Neste ano, comemora-se o Centenário de Guilhermino César com inúmeros eventos aquém e além-mar.

4 comentários:

Anônimo disse...

Grande Guilhermino Cesar,merece ser lembrado, edito uma revista de poesia independente na cidade de Santos e pretendo celebrar o centenário dessa figura cultural digna de todo respeito

Unknown disse...

Obrigada pelo maravilhoso trabalho Mestre Joaquim. É sempre gratificante saber que outras pessoas lembram e valorizam todo o esforço literário que meu estimado Tio Guilhermino fez pelo nosso país e por tantas outras terras distantes.
Ana Gates.

P.S.: Professor Joaquim, gostaria de saber se você poderia me contactar por e-mail. No presente momento, estou morando nos EUA e há várias perguntas que gostaria de fazer concernentes ao acervo bibliográfico deixado por meu Tio. Talvez você possa me ajudar. Ficaria muitíssimo grata se pudesse me escrever.

Priscila O M Monteiro disse...

Boa noite, professor

Eu estava procurando pelo nome do Guilhermino e encontrei seu site. Gostaria de manter contato com o senhor. Faço parte de um grupo de pesquisa sobre GC e gostaria de conhecer o que já foi desenvolvido (e o que está em andamento)na terra natal do nosso querido Guilhermino. Por favor, me mande um e-mail: priomm@gmail.com ou priomm@yahoo.com.br
Muito obrigada e parabéns pelo site!
Um abraço

Anônimo disse...

Queria saber o(s) tema(s)que Guilhermino usava para fazer suas crônicas. Obrigada pela atenção.