1/26/2008

GUILHERMINO CÉSAR


Guilhermino César (1908-1993)

Participou do Movimento Verde nos anos 20, em Cataguases. Poeta, crítico, romancista e professor universitário. Autor de vários livros como Lira Coimbrã e Portulano de Lisboa, Cantos do canto chorado. Fez carreira como professor na UFRGS, em Porto Alegre, e, como professor visitante, fundou a cadeira de Literatura Brasileira na Universidade de Coimbra, em Portugal, onde esteve por 4 anos. Neste ano, comemora-se o Centenário de Guilhermino César com inúmeros eventos aquém e além-mar.

4 comentários:

val disse...

Grande Guilhermino Cesar,merece ser lembrado, edito uma revista de poesia independente na cidade de Santos e pretendo celebrar o centenário dessa figura cultural digna de todo respeito

Ana Cláudia Gates disse...

Obrigada pelo maravilhoso trabalho Mestre Joaquim. É sempre gratificante saber que outras pessoas lembram e valorizam todo o esforço literário que meu estimado Tio Guilhermino fez pelo nosso país e por tantas outras terras distantes.
Ana Gates.

P.S.: Professor Joaquim, gostaria de saber se você poderia me contactar por e-mail. No presente momento, estou morando nos EUA e há várias perguntas que gostaria de fazer concernentes ao acervo bibliográfico deixado por meu Tio. Talvez você possa me ajudar. Ficaria muitíssimo grata se pudesse me escrever.

Priscila disse...

Boa noite, professor

Eu estava procurando pelo nome do Guilhermino e encontrei seu site. Gostaria de manter contato com o senhor. Faço parte de um grupo de pesquisa sobre GC e gostaria de conhecer o que já foi desenvolvido (e o que está em andamento)na terra natal do nosso querido Guilhermino. Por favor, me mande um e-mail: priomm@gmail.com ou priomm@yahoo.com.br
Muito obrigada e parabéns pelo site!
Um abraço

Anônimo disse...

Queria saber o(s) tema(s)que Guilhermino usava para fazer suas crônicas. Obrigada pela atenção.