3/21/2007

Pós...o quê?

PÓS... O QUÊ?

Joaquim Branco

joaquimb@gmail.com (e-mail)
www.joaquimbranco.cjb.net (site)
joaquimbranco.blogspot.com (blog)



Quando o estudante termina o seu curso de nível superior vê-se – como na época do vestibular – diante de novos desafios. É a pós-graduação, que vai contribuir para o seu aprimoramento frente a um mundo globalizado que exige mais e mais competência.

A pós-graduação compreende basicamente quatro etapas: a especialização, o mestrado, o doutorado e o pós-doutorado ou pós-doc como é conhecido popularmente.

Essa série que define um aprofundamento cultural e profissional, representa uma espécie de funil em que os conhecimentos vão-se refinando até se chegar a um grau cada vez mais elevado na área específica escolhida pelo estudioso.

Regra geral, no caso do magistério, cumpre-se o primeiro estágio – a especialização – e raramente se alcança o doutorado ou o pós-doc, que são oferecidos apenas nos grandes centros e em poucas vagas.

Hoje, existem cursos de especialização nas modalidades presencial ou à distância – simplificadamente chamados “pós-graduação” – em muitas cidades de porte pequeno e médio espalhadas pelo país. O que os diferencia, no entanto, é a faculdade que os organiza e mantém, que deve ser escolhida cuidadosamente pela tradição de bons e continuados serviços na região, pelos professores que irão ministrar as aulas e pelo reconhecimento perante os órgãos do governo responsáveis pelo ensino superior.

A propósito, as Faculdades Integradas de Cataguases, por meio de seu departamento de Letras, estão se preparando para iniciar uma nova especialização em Letras (língua e literatura) a partir do dia 30 de março próximo. Trata-se de um curso com amplitude de matérias, pois vai abranger não só língua, mas também literaturas, e projetado para durar cerca de doze meses. Saibam os interessados que, mesmo os que não são formados em Letras, mas em outras áreas de Humanas (como jornalismo, pedagogia, história etc.), poderão se inscrever, e que ainda há tempo para isso.

Esta pós-graduação em Letras (especialização) é uma boa oportunidade para as pessoas que moram em Cataguases e em toda a nossa região, que não precisarão se deslocar para cidades mais distantes ou viajar grandes distâncias para freqüentar as aulas. Para inscrições e maiores informações, liguem para a secretaria da FIC (telefone 3421-3109).

Nenhum comentário: