7/23/2020

NO ARQUIPÉLAGO DE SECHIISLAND


Joaquim Branco



Na foto, o poeta José Roberto Sechi



A Sechiisland é um território poético onde moram José Roberto Sechi e seus poemas. São diferentes ilhotas constituídas de “pocket-books” com poemas produzidos artesanalmente e cuja tônica é a criatividade com as palavras em busca de conceitos e objetos os mais variados.

À primeira vista, os trabalhos de Sechi lembram os de Appolinaire do princípio do século XX, mas seus caligramas estão inseridos na maior parte das vezes numa noção de autenticidade, brasilidade e regionalidade que os diferencia dos do francês.

São poemas inscritos numa visualidade poética temperada com a chave do humor e da surpresa e se inscrevem na esteira dos projetos realizados pelo Concretismo, Poema-Processo e Arte Postal dos anos 60/70.

Em mãos tenho 4 minilivros editados em 2019 para 50 exemplares numerados e assinados pelo autor, constituindo o que ele chama de Sechiisland.

Os poemas se agrupam nas seguintes categorias: os que utilizam apenas palavras; os que usam sinais e símbolos; os que se apresentam apenas com letras; e os que se compõem de todos esses materiais. Mas todos buscam a palavra oculta ou semioculta em meio a uma avalanche de experimentações poéticas.

O leitor vai se surpreender ao tomar contato com a produção de José Roberto Sechi, pois inevitavelmente irá penetrar numa terra nova que exigirá dele algo também criativo, ao abrir-se para ele a paisagem diferente dessas pequenas ilhas do incrível Arquipélago de Sechiisland.

(23-07-2020)









3 comentários:

sechiisland disse...

Muito obrigado meu caro poetAmigo. Adorei seu texto sobre o meu trabalho e o seu blog. Grande abraço!!!!!!

Fábio di Ojuara disse...

Ha muito tempo eu sou um admirador dessa ilha poética.
Me comfirme seu endereço pelo meu Whatsapp 84 992246226 ou meu Messenger
P
O
É
T
I
C
O

Unknown disse...

sechiisland é uma ilha poética adorável