10/12/2017

POEMA PROCESSO - 50 ANOS (1967-2017)


50 ANOS POEMA/PROCESSO: UMA VANGUARDA SEMIOLÓGICA



Foto de Roberto Moriconi da 5ª Exposição do Poema Processo no Rio de Janeiro em 1968, a convite de Arte no Aterro, org. por Frederico Morais.


Após dois anos de pesquisa, a Galeria Superfície tem o prazer de apresentar a exposição 50 anos Poema/Processo: uma vanguarda semiológica. A mostra rememora as primeiras exposições e manifestações artísticas do movimento, iniciadas em dezembro de 1967, simultaneamente em Natal (RN) e Rio de Janeiro (RJ). Nesta ocasião, o grupo lançou seu manifesto e suas proposições, contando com artistas dos estados de Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Norte, Espírito Santo e Pernambuco.
Decorrente do concretismo, o movimento Poema/Processo surge como um rompimento criativo com a comunicação institucionalizada no campo da literatura, da poesia, do cinema e das artes plásticas. Verificou-se primeiro a necessidade de separação entre poema e poesia, tendo a poesia como um conceito abstrato, e o poema como objeto tátil, material, plausível de ser rasgado e manipulado. Depois a concepção de poema foi radicalmente ampliada sendo produzidos pelo grupo poemas-visuais, poemas-objeto, poemas para serem rasgados, poemas para serem queimados, poemas comestíveis, filme-poemas e happening-poema.
A exposição ocorrerá no espaço da Galeria nos Jardins em São Paulo e, simultaneamente, na Biblioteca Mário de Andrade, que recebe obras do movimento como extensão da mostra. Estarão em exibição obras históricas inéditas, produzidas entre o período de 1966 a 1977, de artistas como Wlademir Dias-Pino, Álvaro de Sá, Neide Sá, Décio Pignatari, Falves Silva, Moacy Cirne, Paulo Bruscky, Anchieta Fernandes, Márcio Sampaio, Joaquim Branco, P. J. Ribeiro, Ronaldo Werneck, entre outros.
No mesmo dia será exibido no auditório da Biblioteca, às 18h30, o filme Apocalipopótese - Guerra & Paz(1968), do poeta e documentarista Raymundo Amado, que registrou uma das primeiras exposições do movimento, nas atividades propostas por Frederico Moraes no evento chamado Arte no Aterro, no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro.
(Texto produzido pelos organizadores da mostra em São Paulo)
Serviço
21.10.2017 - 15.12.2017 Horário de visitação - Galeria Superfície: de terça a sexta, das 10h às 19h sábado, das 10h às 17h - Biblioteca Mário de Andrade:(Rua da Consolação, 94 - Consolação)de segunda a sexta, das 08h às 22h sábado e domingo, das 08h às 20h




"Manhattan", poema processo de Ronaldo Werneck




"Voguerrilha", de Sebastião Carvalho





Aquiles e Joaquim Branco, Ronaldo Werneck, P.J.Ribeiro e Sebastião Carvalho participam da expô dos 50 anos do Poema Processo (outubro 2017)




JB e P.J.Ribeiro



Ronaldo e JB


O grupo Totem nos idos de 1970: 1-Ronaldo, 2-Pedro, 3-Adolfo, 4-Joaquim, 5-Aquiles, 6-Sebastião, 7-Plínio e 8-Meu carro


JB e PJ Ribeiro com Wlademir Dias Pino, nos anos 1970






O grupo totem com Chico Peixoto, no seu aniversário de 70 anos.





Nenhum comentário: