10/05/2007

REVELAÇÃO DE POESIA


REVELAÇÃO DE POESIA

Mariele Furtado de Barros



BRANCO, Joaquim. O menino que procurava o reino da poesia. Cataguases: Instituto Francisca de Souza Peixoto, 2004-2005.



O livro O menino que procurava o reino da poesia, de Joaquim Branco, é seu primeiro trabalho dedicado à literatura infanto-juvenil. Contendo apenas vinte e seis páginas divididas em quatro partes correspondentes ao itinerário percorrido por Leonardo, personagem da estória dentro do ‘reino da poesia’, o autor descortina diante do leitor um mundo de sonhos, fantasias, conhecimentos e extrema beleza.
As ilustrações de Reinaldo Apolinário de Castro conferem à obra peculiar valor e beleza, o que reflete na leitura como asas para a imaginação.
Certamente o fato de haver produzido uma narrativa de rara criatividade e indiscutível conteúdo, conferiu ao autor merecidos elogios como os de Lina Tâmega: “O livro é circundado por uma linha didática que faz da leitura um ato agradável, curioso e provocante”. Como comenta a escritora, há no livro uma linha didática fascinante que transforma o ato de ler num momento prazeroso e interessante de incessantes descobertas.
Joaquim Branco desvenda a Leonardo o mundo da poesia, e no sonho do menino leva-o ao encontro de grandes poetas de nossa literatura, como no início, com Gregório de Matos, que lhe fala a respeito do que é ser poeta e da escola barroca.
A narrativa segue, e chegando Leo “Em terras das Minas Gerais” conhece Tomás Antônio Gonzaga. Este fala sobre o século XVIII e as características da literatura influente. Os comentários realizados pelo poeta enfatizam a mensagem cultural da narrativa, permeada de encantos.
Continuando, o menino vai de encontro a outros lugares, de “ares mais quentes” e bela paisagem à beira-mar, onde conhece Gonçalves Dias, que lhe fala do Romantismo, dos temas das composições poéticas e do engenho do criar. As explicações inseridas pelo autor na fala do poeta delineiam o perfil do movimento literário pertinente ao século XIX.
Leo segue, e, chegando ao Rio de Janeiro, conhece numa praça o poeta Cruz e Souza, que fala ao menino sobre o Simbolismo, a sugestão poética, a beleza das imagens metafóricas e a musicalidade dos versos. Leo encontra enfim o ‘Reino da Poesia’, dos sonhos, da beleza, do surrealismo.
Joaquim leva o leitor a penetrar e caminhar pelas vias do mundo da poesia com sutileza e competência. Rosângela Carvalho assim define sua leitura do livro: "Amei cada detalhe, cada palavra, cada explicação, cada nuance profunda de sua sensibilidade, cada detalhe histórico, cada personagem maravilhoso, cada seqüência de sua fragilidade em decantar o passado nas mãos do menino do futuro”.
Portanto, uma leitura prazerosa e essencial a todo leitor, que gosta ou não de literatura, já que desde a primeira linha do texto há vida pulsando nas entrelinhas da narrativa, despertando curiosidade e amor pela arte que revela o homem, a poesia.

* Mariele é acadêmica do 4º período de Letras nas Faculdades Integradas de Cataguases.

Um comentário:

Maisa Fernandes disse...

Mariele,em 2005 fiz um trabalho com crianças de 4ªsérie da E.M.Flávia Dutra que leram O MENINO QUE PROCURAVA O REINO DA POESIA. Fiquei muito feliz com os resultados, eles adoraram a leitura e após produziram vários poemas.
Pergunte ao Joaquim, fizemos uma manhã de bate-papo,um jornal de acordo com o enredo do livro, lanche e até produzimos um livro.
Foi uma experiência muito valiosa.